quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

Caixinha vermelhinha!



São 4 sabonetes pequenos de morango! Uma delícia!


Gostou? Entra em contato para saber se ainda esta em estoque ou encomendar uma caixinha com os sabonetes que quiser!

Lembrando que ainda da tempo de participar do sorteio: http://rosaigneaarte.blogspot.com/2012/02/o-sorteio-comeca.html

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Produtos de limpeza ecológicos


Primeiramente, vou falar um pouco sobre produtos que são facilmente encontrado nas casas e em super mercados e são ótimos substitutos para produtos de limpeza.



Sumo de limão: 
O elevado conteúdo de acido dos limões dissolve resíduos de óleo e graxa, branqueia tão bem como a lixívia, e deixa, naturalmente, um cheiro a fresco. O sumo de limão, diluído, pode ser usado em quase todas as superfícies da sua casa. Pode substituir o sumo fresco por sumo engarrafado, mas vai precisar de mais quantidade para chegar aos mesmos resultados.
Vinagre branco:
O vinagre é um agente esterilizador natural, e a clareza do vinagre branco é preferível para a limpeza. Com um conteúdo de acido semelhante ao do limão, serve os mesmos fins, e pode substituir o sumo de limão na maior parte das soluções de limpeza, podendo acrescentar óleos essenciais para disfarçar o seu cheiro. Há centenas de maneiras de usar o vinagre em casa, que beneficiarão a sua saúde, lar, jardim, e até o seu carro e os animais de estimação.
Óleo vegetal:
Uma camada de óleo vegetal protege o metal dos elementos prejudiciais no ar e mantém a integridade das madeiras. Pincele óleo nas dobradiças rangentes, use-o para dar brilho aos objectos de ferro ou de latão, e esfregue com ele as ferramentas para evitar que enferrujem. Use o óleo mais barato para as limpezas em geral, mas prefira o azeite para as madeiras.
Bicarbonato de sódio:
O bicarbonato de sódio dá uma força extra às limpezas e pode ser usado na sua cozinha toda e mais ainda. Já um conhecido desodorizante, o bicarbonato de sódio também dissolve cera e outros solventes dos produtos frescos.


Uma boa forma de aproveitar o óleo de frituras é fazendo produtos de limpeza ecológicos, eficientes e de baixo custo.
Basicamente, primeiro você precisa aprender a fazer o sabão ecológico e a partir dele pode fazer outros produtos. O Sabão de oleo usado é super fácil e com os devidos cuidados qualquer pessoa pode fazer. Você pode aprender neste vidéo, mas encontrará diversas receitas se pesquisar em site de busca:

Nesse site você encontra várias receitas de sabão: http://www.ifil.org/rcs/tecnologia/limpeza.htm

SABÃO LÍQUIDO PARA LOUÇA

  • 2 litros de água
  • 1 sabão caseiro ralado (veja como fazer no video acima)
  • 1 colher de óleo de Rícino
  • 1 colher de Açúcar

Ferver todos os ingredientes até dissolver e engarrafar.

DETERGENTE ECOLÓGICO

  • 1 pedaço de sabão de coco neutro(ou sabão ecológico)
  • 2 limões
  • 4 colheres de sopa de amoníaco (que é biodegradável)

Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, em um litro de água. Depois, acrescente cinco litros de água fria. Em seguida, esprema os limões. Por último, despeje o amoníaco e misture bem.Guarde o produto resultante em garrafas e utilize-o no lugar dos similares comerciais. Você obterá seis litros de um detergente que limpa, não polui, cujo valor econômico é incomparavelmente menor do que o do similar industrializado.

DETERGENTE ECOLÓGICO MULTIUSO

  • Água
  • Vinagre
  • Amônia líquida (amoníaco)
  • Bicarbonato de sódio e ácido bórico

Em um litro de água morna (cerca de 45º C), coloque uma colher de sopa de vinagre, uma colher de sopa de amoníaco, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de bórax ou ácido bórico. o Utilize em qualquer tipo de limpeza, em substituição aos multiusos convencionais. o Como qualquer produto de limpeza convencional, mantenha os detergentes ecológicos fora do alcance de crianças e animais domésticos.

 DESINFETANTE PARA BANHEIRO
· 1 litro de álcool (de preferência 70º)
· 4 litros de água
· 1 sabão caseiro
· 8 folhas de eucalipto
Modo de preparo: Deixe as folhas de eucalipto de molho no álcool por dois dias para criar uma essência. Rale o sabão caseiro e ferva-o com um litro de água, até dissolver. Junte a água com a essência e engarrafe.

 AMACIANTE DE ROUPAS
· 5 litros de água
· 4 colheres (sopa) de glicerina
· 1 sabonete ralado
· 2 colheres (sopa) de leite de rosas
Modo de preparo: Ferva um litro de água com o sabonete ralado até que ele dissolva. Acrescente os outros quatro litros, a glicerina e o leite de rosas. Mexa bem até que a mistura esteja homogênea. Deixe esfriar e engarrafe.

Para limpar vidros e tirar gordura: Use uma solução de vinagre ou limão diluídos em água.
No lugar da naftalina: A naftalina afeta o fígado e os rins, utilize sachês com flores de lavanda em seu lugar.
Solução para limpar o chão
* ¼ xícara de vinagre branco
* 4,5l de água morna
* 1 colher de chá de sumo de limão, apenas para dar cheiro
Misture todos os ingredientes num balde grande e use para limpar o chão. Quando terminar, esprema o pano e polvilhe-a com bicarbonato de sódio. Deixe agir durante cinco minutos e depois lave com água morna. Assim secará sem cheiros nem bolor.
Polidor de mobílias
* 3 colheres de sopa de sumo de limão (ou ¼ de xícara de sumo engarrafado)
* ½ xícarade óleo vegetal
Um velho frasco de vidro, com tampa, ou uma garrafa pequena, de plástico, são ideais para fazer de misturador dos ingredientes e são fáceis de guardar. Em vez de panos de limpeza, recicle roupas velhas e emias de algodão velhas.
PARA LIMPAR E DESODORIZAR CARPETES E TAPETES: Misture duas partes de fubá com uma parte de bórax. Pulverize generosamente, deixe descansar por uma hora e aspire. Uma desodorização rápida pode ser obtida pulverizando-se o carpete com bicarbonato e aspirando logo a seguir. Fonte: Greepeace
PARA AMACIAR SUAS ROUPAS Adicione ½ copo de vinagre ou ¼ de copo de bicarbonato durante o enxágüe. Fonte: Greepeace.


PARA LIMPAR O FORNO Basta uma solução de água quente com bicarbonato de sódio, que deve ser passada com um pano fino.
PARA LIMPAR PANELAS E FORMAS QUEIMADAS: Cubra a área com uma fina camada de bicarbonato de sódio e água e deixe descansar por algumas horas antes de lavar.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Melhor sabonete S2

É tão bom quando alguém elogia nosso trabalho ne? Ontem um amigo disse que o sabonete de aveia e mel é o melhor sabonete que ele ja experimentou na vida!!

Eu sei que meus sabonetes ainda tem muito pra melhorar, e eu vou correr muito a traz para que isso aconteça!

Obrigada por todos os elogios que recebi ate hoje que me motivaram a continuar!

A Vigilância Sanitária e a Fabricação de Cosméticos Artesanais

Mais um texto falando sobre a vigilância sanitária e os cosméticos artesanais.


O Ministério de Saúde, inicialmente, definiu todos os produtos que ficariam sob a fiscalização da Vigilância Sanitária para, posteriormente, criar as normas de regulamentação da produção, fabricação e distribuição desses produtos.
Temos, então, que essa Lei definiu que os sabonetes são considerados produtos de higiene, conforme abaixo transcrito:

III - Produtos de Higiene: produtos para uso externo, antissépticos ou não, destinados ao asseio ou à desinfecção corporal, compreendendo os sabonetes, xampus, dentifrícios, enxaguatórios bucais, antiperspirantes, desodorantes, produtos para barbear e após o barbear, estípticos e outros;

Já os cremes para mãos, pés e corpo, além de óleos e afins, são considerados cosméticos, de acordo com a definição abaixo:

V - Cosméticos: produtos para uso externo, destinados à proteção ou ao embelezamento das diferentes partes do corpo, tais como pós faciais, talcos, cremes de beleza, creme para as mãos e similares, máscaras faciais, loções de beleza, soluções leitosas, cremosas e adstringentes, loções para as mãos, bases de maquilagem e óleos cosméticos, ruges, "blushes", batons, lápis labiais, preparados anti- solares, bronzeadores e simulatórios, rímeis, sombras, delineadores, tinturas capilares, agentes clareadores de cabelos, preparados para ondular e para alisar cabelos, fixadores de cabelos, laquês, brilhantinas e similares, loções capilares, depilatórios e epilatórios, preparados para unhas e outros;

Feita essa consideração preliminar, passaremos agora a entender o papel da vigilância sanitária na fiscalização dos produtos de higiene e cosméticos.

Essa fiscalização visa delimitar o que é permitido e como é feita a regulamentação dessa permissão (licença, registro), além de estipular o que é proibido, com a respectiva aplicação das sanções para os infratores.

Pois bem. Para a vigilância sanitária, é proibido extrair, produzir, fabricar, transformar, preparar, manipular, purificar, fracionar, embalar ou reembalar, importar, exportar, armazenar, expedir, transportar, comprar, vender, ceder ou usar alimentos, produtos alimentícios, medicamentos, drogas, insumos farmacêuticos, produtos dietéticos, de higiene, cosméticos, correlatos, embalagens, saneantes, utensílios e aparelhos que interessem à saúde pública ou individual, sem registro, licença, ou autorizações do órgão sanitário competente ou contrariando o disposto na legislação sanitária pertinente, sob pena de advertência, apreensão e inutilização, interdição, cancelamento do registro, e/ou multa.


Vocês, certamente, devem estar se questionando: Precisamos, então, de licença da Vigilância Sanitária para fabricar produtos de higiene e cosméticos artesanais?

Não. Definitivamente, não.

Essa obrigatoriedade é válida apenas para produtos industrializados, ou seja, produtos que são fabricados com a utilização de máquinas.

As empresas que fabricam esses produtos são obrigadas a obter licença de funcionamento e seus produtos precisam de registro na Vigilância Sanitária, ficando sujeitos, desta forma, a todas as normas constantes da Lei.

Todavia, a Lei de Vigilância Sanitária não faz qualquer menção que mencionada obrigatoriedade se estenda para os produtos fabricados artesanalmente, ou seja, produtos feitos sem a utilização de máquinas.


Contudo, vale esclarecer que para produzir produtos artesanais é obrigatório comprar matéria-prima industrializada, sendo que tais indústrias devem ser regularizadas perante o referido órgão. Assim, glicerina, essências e outros produtos utilizados na fabricação de sabonetes e afins devem ter licença de funcionamento e o respectivo registro.


Fernanda Sendra

domingo, 26 de fevereiro de 2012

Vamos começar!

O carnaval passou, o feriado acabou! Agora sim começa o trabalho de verdade, rsrs!
Tenho tantos planos, e não vou conseguir nada se ficar aqui parada ne?
Então podem esperar que vem novidades ai, e não vou esquecer das fotos dos meus trabalhos que ja to devendo faz tempo! Tem tear, tem croche e tem sabonetes novos também!


Desejo a todos um inicio de semana cheio de energia!


Beijos!

Sabe aquelas letrinhas...

Sabe aquelas letrinhas que agente tem que escrever para poder deixar um comentário em muitos blogs? Eu preciso dizer que isso me desanima muito a completar o comentário...principalmente as letrinhas do blogspot, eu não consigo entender e muitas vezes e tenho que ficar repetindo um tanto de vez, é muito chato! Em vez de colocarem as letras de uma forma clara.....eu me recuso a colocar isso no meu blog, pq é muito chato mesmo!

Eu tinha que desabafar! rsrs

Cestinha-ovo ^^

cestinhaovo17

Muito fofo essa cestinha-ovo ne!

No blog Banana Craft você aprende a fazer passo-a-passo!
http://www.bananacraft.com/blog/facavocemesmo/2012/02/24/tutorial-cestinha-ovo-para-a-pscoa/#comment-32250

O que fazer com o óleo usado?

Todo mundo adora uma batata frita e um salgado. Mas o que fazer com o óleo utilizado na preparação desses alimentos? Se você joga no ralo, está agindo de maneira errada e se põe o resíduo no lixo comum, também. Quando o descarte ocorre em uma região com rede de coleta de esgotos, parte do óleo adere às paredes e absorve outras substâncias. Essa mistura reduz o diâmetro das tubulações prejudicando o transporte do esgoto, aumentando a pressão e os vazamentos, diminuindo a vida útil e provocando o completo entupimento da rede coletora. E caso este resíduo seja despejado nos rios provoca a impermeabilização dos leitos e terrenos que contribuem para enchentes.
As estações de tratamento também não estão preparadas para receber a enorme quantidade de óleo de cozinha despejado pela população (cerca de 200 milhões de litros por ano). O despejo do óleo em lixões, onde muitas vezes é enterrado com os demais resíduos pode contaminar o lençol freático. Neste caso os danos ao meio ambiente são enormes.

Para se ter uma idéia, um litro de óleo contamina cerca de um milhão de litros de água. Isso acontece porque apesar de o óleo vegetal se dispersar em uma camada muito fina sobre a água, é suficiente para prejudicar a transferência do oxigênio na interfase ar-água.


Mas com certeza existe uma solução... RECICLAGEM!

O óleo vegetal utilizado na preparação de alimentos pode se empregado como matéria-prima para diversas indústrias: saboeiras, de detergentes, de ração animal, de biodiesel e de graxas. Mas para que as empresas recebam a matéria-prima reciclada, é necessário que o óleo seja descartado de forma adequada. Junte o óleo queimado em uma garrafa PET ou de vidro, se possível coado.

Algumas cidades tem coletores de óleo usado credenciados, é so pesquisar no google, rsrs. Mas se você não encontrar você pode sempre achar uma pessoa que faça o sabão de óleo artesanalmente e assim fazer uma doação....
Aqui vão alguns lugares que fazem a coleta:


Tem esse em belo horizonte: Contato: 31- 9116.2001/31-3411.8992/31-9609.1860
email: oleobento@gmail.com

DISK - COLETA:
(13) 7808-5297 | 3474-4794 | 3591-5295
9126-7061 | 9132-4114
NEXTEL ID: 85*18366

Disk óleo: (19)3432-5050

(Eu fiquei com preguiça de pesquisar outros lugare que coletam, mas tenho certeza que existem mais! Se você souber de algum lugar que coleta ou pessoas que fazem artesanalmente e aceitam doações me avise que coloco aqui, certo?)

E quem sabe você não começa a fazer seu próprio sabão reciclados? É muito fácil:



sábado, 25 de fevereiro de 2012

Gorrinho em formato de mama ^^



Não parece dificil de fazer...acho que vou tentar! rsrs

Sorteio sacola circulo!

Venho divulgar um sorteio muito legal do blog Agulhas encantadas! Uma sacola cheia de produtos Circulo: 


1 revista tricô e crochê quatro estações
1 revista moda crochê

3 tecidos para patchwork com estampas diferentes.

1 novelo fio sensual pompom
1 novelo da renda tricô amor perfeito
1 novelo de linha Cléa 1000
10 meadas de linha para bordar
1 novelo de barbante Barroco
1 novelo de linha Duna
1 novelo de linha Anne
1 par de agulhas para tricô nº 5,5
1 agulha para crochê
Linha Susi
1 novelo de 125m de linha Clara brilhante
2 novelo de 125m de linha Cléa
1 novelo de 65m de linha Anne

Eu quero ganhar essa sacola! Pra participar você entra aqui! É so ate o dia 2/3!


E o sorteio Rosa ígnea continua! Ate dia 15/3:   http://rosaigneaarte.blogspot.com/2012/02/o-sorteio-comeca.html

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Tubos de papel higiêncio

Achei essa ideia muito legal! vamos reciclar! ;) Depois coloco aqui os que eu fiz!



Usando tubos de papel higiênico faça divertida lembrancinhas para colocar guloseimas.








----------------------------------------------------------------------------------------

Quem ainda não se inscreveu pro sorteio, ainda da tempo!!

Sais de banho



Os sais de banho deixam o momento da "faxina no corpo" muito mais delicioso. Eles ajudam a relaxar e exalam aromas que fazem massagem na alma.

"Os sais de banho fazem uma esfoliação na camada superficial da pele e permitem que qualquer produto que seja aplicado depois tenha maior absorção", explica a dermatologista da clínica L'Equipe, Ana Maria Albuquerque.

Peles sensíveis podem receber massagem com os sais de banho uma vez por semana. As normais, uma vez a cada dois dias.

 Esse tipo de cuidado garante pele lisinha, previne pêlos encravados e vai deixá-la cheirosa o dia todo. 


-------------------

E as inscrições pro sorteio continuam!

http://rosaigneaarte.blogspot.com/2012/02/o-sorteio-comeca.html

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Por dentro da lei!

Achei esse texto muito interessante, pois desde que comecei a fazer sabonetes artesanais tenho muitas duvidas em relação a lei. Não sabia se encaixava em artesanato ou em cosméticos, e lendo isso consegui algumas respostas, apesar de ser assunto que ainda não é bem resolvido. Sei também que muitas outras pessoas que fazem sabonetes artesanais tem essas mesmas duvidas que eu e e por isso espero ajudar disponibilizando esse texto aqui.

Foi retirado do blog: http://alquimiasaromaticas.blogspot.com/


Por dentro da lei

Verdades e Mentiras

Há algum tempo atrás, artesãos do ramo de alimentos começaram a sofrer sansões por não haver qualquer norma que regulamentasse esse mercado de trabalho, até que após muita luta, foi elaborada pelo Centro de Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo, a Portaria 5/2005, que reconhecendo o trabalho do artesão de produtos alimentícios, seja como pessoa física ou jurídica, além de estipular regras para o exercício da profissão.
A partir de então, os artesãos fabricantes de produtos alimentícios puderam trabalhar livremente, utilizando as diretrizes da mencionada Portaria. Todavia, o mesmo ainda não ocorre com os fabricantes de sabonetes artesanais.
Quando falei sobre o que é artesanato, mencionei que não existe regulamentação específica sobre o assunto e, por isso, deveríamos usar o bom senso e a lógica para aplicar as normas vigentes ao trabalho feito por vocês.
E qual o motivo para não haver regulamentação? Quando da elaboração da Lei que classificou os produtos de higiene e cosméticos, os similares artesanais não tinham destaque, ficando apenas a cargo da indústria a fabricação desses produtos.
Anos depois, a fabricação dos sabonetes artesanais começou a tomar vulto, foram criadas novas técnicas e hoje existem centenas de pessoas trabalhando com esse tipo de artesanato, sem, contudo, existir qualquer lei que sirva de embasamento.
Diante desse vazio, sugeri a aplicação da analogia das normas vigentes da indústria no trabalho artesanal, seja com relação à vigilância, ou grau de risco, além de informações sobre embalagens e etiquetas, a fim de que vocês possam fazer do cosmético artesanal uma profissão legalizada e ganhar dinheiro com esse trabalho.
Acontece que a falta de normas sobre o assunto gera informações desencontradas, informações estas que até foram objeto de burburinhos no mural do Peter no final do ano passado e acho que vale a pena ser discutidas.
O centro desses comentários é justamente a Vigilância Sanitária. Quando comecei a estudar esse assunto, percebi que muitos técnicos não sabiam como se comportar diante dos sabonetes artesanais. Tanto isso é verdade que, conversando com um responsável pelo setor de produtos de higiene e cosméticos do CVS/SP (Centro de Vigilância Sanitária de São Paulo), obtive a informação que esses produtos não sofrem fiscalização.
Entretanto, esta não é uma verdade absoluta. Existem CVSs que não concordam com isso e entendem que por não ter especificação na Lei, somente podem ser produzidos sabonetes de forma industrial.
Por outro lado, existem Centros de Vigilância Sanitárias que concordam com o meu entendimento, ou seja, vocês fabricam sabonete artesanalmente, sem o auxílio de máquinas e, portanto, não estão sujeitos às normas da Vigilância.
Além do entendimento não ser uniforme, existe ainda, a incoerência do referido órgão, que aprova matéria-prima (glicerina, essências e etc.) para ser utilizada em fabricação de sabonetes artesanais, mas discute a legalidade desse tipo de artesanato.
Daí toda confusão e também o alicerce para início da nossa luta pela regulamentação definitiva a nível Brasil, da profissão do fabricante de sabonete artesanal.
Precisamos que não haja mais dúvidas a esse respeito, que o artesanato de sabonetes e cosméticos seja reconhecido, a fim de que vocês possam trabalhar com tranqüilidade, dentro das normas legais.
Como fazer isso, então? Acredito que é preciso criar uma associação nacional de fabricantes de sabonetes artesanais, para que, unidos, possamos atingir o objetivo da regulamentação.
Foi através de uma associação que os fabricantes de alimentos artesanais conseguiram regulamentar esse trabalho perante a Vigilância, isto porque, em conjunto, se tem maior força para brigar com as autoridades.
Vamos, então, brigar pelo reconhecimento do artesão, seja como pessoa física ou jurídica, pelo produto artesanal (higiene e cosméticos) e pela comercialização dos produtos em lojas, feiras, etc.
E se a associação dos fabricantes de alimentos artesanais conseguiu atingir seus objetivos, por que também não podemos atingir os nossos? Até porque, a chance de intoxicação por ingestão de alimento é muito maior do que por utilização de sabonetes artesanais.
Assim, acabaremos definitivamente com informações desencontradas, bem como com os comentários de pessoas que apenas criticam, sem apresentar soluções.
E esse é o meu trabalho: ajudar no crescimento de vocês, que acreditam em uma idéia e buscam a realização profissional e financeira!
Continuem trabalhando!
Fernanda Sendra

domingo, 19 de fevereiro de 2012

REDUZA, REUTILIZE, RECICLE

Gente, olha que legal o texto que a Mazza Pena publicou no blog Maria Reciclona:


Estamos vivendo um tempo de urgência. Tempo de conscientizarmos dos danos ambientais que já causamos ao Planeta e adotarmos medidas que possam minimizar os impactos a curto prazo e promover alterações consideráveis a longo prazo, reconstruindo assim o mundo em que nossas crianças viverão.
Esse é o tempo dos três Rs: REDUZIR, REUTILIZAR E RECICLAR.......

Para ler o texto completo clica AQUI

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

E o sorteio começa!

Então pessoal! vamo começar o sorteio?

Quero lembrar que esse é o primeiro sorteio que faço e vou tentar explicar tudo direitinho, mas se tiverem alguma duvida perguntem!

Aqui vão as instruções;

  •  Para participar você precisa seguir o blog ou divulgar o blog  http://rosaigneaarte.blogspot.com/ em algum lugar como site, facebook, twitter, blog...
  • Se você optar por divulgar o blog, quando comentar deixe o link da divulgação.
  • Se você seguir o blog e divulgar terá uma chance extra. Então deixe dois comentários sendo que um deles deve conter o link da divulgação.
  • O sorteio é válido para qualquer pessoa que tiver endereço no brasil.
  • Para participar deixe um comentário com nome e e-mail para contato caso seja sorteado ^^
  • O sorteio será feito usando este programa:  http://www.random.org/
  • o sorteio acontecerá no dia 15 de março de 2012, quando o blog completa 2 meses! Então os cometários so serão valido se forem feito ate o dia 15 de março ate as 6 horas da tarde!
Quem for sorteado ganhará uma caixinha de sabonetes com  4 sabonetes pequenos a escolha do ganhador. A caixinha ou será quadrada ou retangular.

Então podem começar a deixar seus comentários e boa sorte!

Essas fotos são só ilustrativas porque ainda não tenho a caixa pronta aqui, mas quando tiver venho substituir. É que quero começar logo esse sorteio (ansiosa!).
 

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

E agora, sorteio!

Como prometido, vamos começar o sorteio! porque agora o blog tem 10 seguidores!
Em breve vou fazer um post  com uma foto da caixinha e todas as informações sobre o sorteio! Vocês vão adorar!

Beijos!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Croché

Começar a tecer no tear de pregos me fez relembrar como era bom crochetar! fazia mais de um ano que não tocava numa agulha de crochê, e agora vairas idéias estão surgindo! Eu não sei fazer muita coisa, na verdade sei só o básico que aprendi com minha vó, e um pouquinho de trico que aprendi com a minha tia....Ja fiz algumas bolsas e uns tapetes. Vamo ver o que sai desse momento criativo-mãos-a-obra ^^!

Crochê de sacola plástica


Crochê de sacola plástica
Veja só pessoal, é possível reaproveitar as sacolinhas de plástico do supermercado para fazer bolsas, sacolas e muito mais usando a técnica decrochê. Você só vai mudar a linha de crochê por tiras de sacola plástica.
1 – Estique a sacola e dobre-a ao meio.
2 – Dobre-a mais uma vez ao meio.
3 – Corte eliminando a parte das alças da sacola.
4 – Corte a sacola em tiras na largura desejada (pode ser a medida de 2 dedos). Rejeite a parte inferior onde a sacola é colada.
5 – Abra as tiras. Pegue duas tiras e entrelace-as como mostrado abaixo.
6 – Lace uma com a outra.
7 – Puxe delicadamente as extremidades para atar junto as duas tiras.
8 – Conecte a tira seguinte à última tira na mesma maneira.
9 – Continue a conectar tiras até fazer um longo fio.
10 – Enrole o fio formando um novelo para facilitar seu trabalho.
11 – Agora pegue a sua agulha de crochê e teça normalmente fazendo os pontos desejados. Se você não sabe fazer crochê, clique aqui e assista o vídeo que ensina fazer.