terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Livros usados- a natureza agradece!

Para iniciar a transferência dos livros usados do outro blog para cá, gostaria de reproduzir um texto que escrevi para explicar porque eu acho que comprar e trocar livros usados ajuda a natureza!



Porque comprar livros usados é ecológico? Nós sabemos que para fabricar papel precisamos cortar arvores. Existem outras técnicas atualmente, como usar papel reciclado ou outros materiais, mas a grande maioria dos livros ainda usa o papel normal mesmo, e milhares de livros são publicados por anos juntamente com suas milhares de cópias.

Para fabricar 50 quilos de papel, uma árvore é cortada. No Brasil, a média de consumo de papel por pessoa é de 51 kg por ano, sendo que no brasil existem cerca de 192 milhões de habitantes. Já dá pra perceber quantas arvores são cortadas para atender nossas "necessidades"!

E nem vou entrar no assunto do consumismo e da industria do livro, que somente pensam no lucro. Ta, vou entrar um pouquinho nesse assunto sim,rsrs. Os livros didáticos usados em escolas particulares por exemplos: todo ano a editora modifica alguma coisa, usando como pretexto que esta atualizado os livros para melhor atender os alunos, mudando pequenas coisas que na verdade nem são tão necessárias assim, ainda mais quando se pensa que o que importa realmente é um bom professor e que podemos buscar assuntos atuais em outros meios de comunicação. Esta prática impede que o livro utilizado no ano passado seja usado por outro aluno, e simplesmente é descartado. isso obriga os pais a comprarem livros novos todos os anos, que serão descartados ao fim do ano letivo. Agora pense, quanto papel é desperdiçado, quantas arvores cortadas, quanto dinheiro gasto!

Comprando livros usados, você esta ajudando a natureza! Diminuindo a demanda por livros novos, as editoras serão obrigadas a reduzir o numero de cópias.

Um livro pode durar muitos anos se for bem tratado! E em vez de deixar auqele livro que você não gosta tanto estragando jogado em algum canto, porque não troca-lo por outro? Ou vende-lo em um sebo? Ou doar para alguma biblioteca? assim varias outras pessoas irão poder ler, e como gosto cada um tem o seu, talvez o livro que você não gosta, seja exatamanete o que outra pessoa estava procurando!


Nenhum comentário: