terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Produtos de limpeza ecológicos


Primeiramente, vou falar um pouco sobre produtos que são facilmente encontrado nas casas e em super mercados e são ótimos substitutos para produtos de limpeza.



Sumo de limão: 
O elevado conteúdo de acido dos limões dissolve resíduos de óleo e graxa, branqueia tão bem como a lixívia, e deixa, naturalmente, um cheiro a fresco. O sumo de limão, diluído, pode ser usado em quase todas as superfícies da sua casa. Pode substituir o sumo fresco por sumo engarrafado, mas vai precisar de mais quantidade para chegar aos mesmos resultados.
Vinagre branco:
O vinagre é um agente esterilizador natural, e a clareza do vinagre branco é preferível para a limpeza. Com um conteúdo de acido semelhante ao do limão, serve os mesmos fins, e pode substituir o sumo de limão na maior parte das soluções de limpeza, podendo acrescentar óleos essenciais para disfarçar o seu cheiro. Há centenas de maneiras de usar o vinagre em casa, que beneficiarão a sua saúde, lar, jardim, e até o seu carro e os animais de estimação.
Óleo vegetal:
Uma camada de óleo vegetal protege o metal dos elementos prejudiciais no ar e mantém a integridade das madeiras. Pincele óleo nas dobradiças rangentes, use-o para dar brilho aos objectos de ferro ou de latão, e esfregue com ele as ferramentas para evitar que enferrujem. Use o óleo mais barato para as limpezas em geral, mas prefira o azeite para as madeiras.
Bicarbonato de sódio:
O bicarbonato de sódio dá uma força extra às limpezas e pode ser usado na sua cozinha toda e mais ainda. Já um conhecido desodorizante, o bicarbonato de sódio também dissolve cera e outros solventes dos produtos frescos.


Uma boa forma de aproveitar o óleo de frituras é fazendo produtos de limpeza ecológicos, eficientes e de baixo custo.
Basicamente, primeiro você precisa aprender a fazer o sabão ecológico e a partir dele pode fazer outros produtos. O Sabão de oleo usado é super fácil e com os devidos cuidados qualquer pessoa pode fazer. Você pode aprender neste vidéo, mas encontrará diversas receitas se pesquisar em site de busca:

Nesse site você encontra várias receitas de sabão: http://www.ifil.org/rcs/tecnologia/limpeza.htm

SABÃO LÍQUIDO PARA LOUÇA

  • 2 litros de água
  • 1 sabão caseiro ralado (veja como fazer no video acima)
  • 1 colher de óleo de Rícino
  • 1 colher de Açúcar

Ferver todos os ingredientes até dissolver e engarrafar.

DETERGENTE ECOLÓGICO

  • 1 pedaço de sabão de coco neutro(ou sabão ecológico)
  • 2 limões
  • 4 colheres de sopa de amoníaco (que é biodegradável)

Derreta o sabão de coco, picado ou ralado, em um litro de água. Depois, acrescente cinco litros de água fria. Em seguida, esprema os limões. Por último, despeje o amoníaco e misture bem.Guarde o produto resultante em garrafas e utilize-o no lugar dos similares comerciais. Você obterá seis litros de um detergente que limpa, não polui, cujo valor econômico é incomparavelmente menor do que o do similar industrializado.

DETERGENTE ECOLÓGICO MULTIUSO

  • Água
  • Vinagre
  • Amônia líquida (amoníaco)
  • Bicarbonato de sódio e ácido bórico

Em um litro de água morna (cerca de 45º C), coloque uma colher de sopa de vinagre, uma colher de sopa de amoníaco, uma colher de sopa de bicarbonato de sódio e uma colher de sopa de bórax ou ácido bórico. o Utilize em qualquer tipo de limpeza, em substituição aos multiusos convencionais. o Como qualquer produto de limpeza convencional, mantenha os detergentes ecológicos fora do alcance de crianças e animais domésticos.

 DESINFETANTE PARA BANHEIRO
· 1 litro de álcool (de preferência 70º)
· 4 litros de água
· 1 sabão caseiro
· 8 folhas de eucalipto
Modo de preparo: Deixe as folhas de eucalipto de molho no álcool por dois dias para criar uma essência. Rale o sabão caseiro e ferva-o com um litro de água, até dissolver. Junte a água com a essência e engarrafe.

 AMACIANTE DE ROUPAS
· 5 litros de água
· 4 colheres (sopa) de glicerina
· 1 sabonete ralado
· 2 colheres (sopa) de leite de rosas
Modo de preparo: Ferva um litro de água com o sabonete ralado até que ele dissolva. Acrescente os outros quatro litros, a glicerina e o leite de rosas. Mexa bem até que a mistura esteja homogênea. Deixe esfriar e engarrafe.

Para limpar vidros e tirar gordura: Use uma solução de vinagre ou limão diluídos em água.
No lugar da naftalina: A naftalina afeta o fígado e os rins, utilize sachês com flores de lavanda em seu lugar.
Solução para limpar o chão
* ¼ xícara de vinagre branco
* 4,5l de água morna
* 1 colher de chá de sumo de limão, apenas para dar cheiro
Misture todos os ingredientes num balde grande e use para limpar o chão. Quando terminar, esprema o pano e polvilhe-a com bicarbonato de sódio. Deixe agir durante cinco minutos e depois lave com água morna. Assim secará sem cheiros nem bolor.
Polidor de mobílias
* 3 colheres de sopa de sumo de limão (ou ¼ de xícara de sumo engarrafado)
* ½ xícarade óleo vegetal
Um velho frasco de vidro, com tampa, ou uma garrafa pequena, de plástico, são ideais para fazer de misturador dos ingredientes e são fáceis de guardar. Em vez de panos de limpeza, recicle roupas velhas e emias de algodão velhas.
PARA LIMPAR E DESODORIZAR CARPETES E TAPETES: Misture duas partes de fubá com uma parte de bórax. Pulverize generosamente, deixe descansar por uma hora e aspire. Uma desodorização rápida pode ser obtida pulverizando-se o carpete com bicarbonato e aspirando logo a seguir. Fonte: Greepeace
PARA AMACIAR SUAS ROUPAS Adicione ½ copo de vinagre ou ¼ de copo de bicarbonato durante o enxágüe. Fonte: Greepeace.


PARA LIMPAR O FORNO Basta uma solução de água quente com bicarbonato de sódio, que deve ser passada com um pano fino.
PARA LIMPAR PANELAS E FORMAS QUEIMADAS: Cubra a área com uma fina camada de bicarbonato de sódio e água e deixe descansar por algumas horas antes de lavar.

Nenhum comentário: